As atividades físicas são importantes em qualquer idade, e isso não seria diferente na adolescência. Nessa fase, os exercícios são fundamentais para o desenvolvimento físico e emocional e para as mudanças biológicas.  

  

Considera-se como início da puberdade a faixa etária de 13 anos. Nesse período, devido à intensificação dos estímulos hormonais, muitas mudanças começam a ocorrer no corpo do adolescente. Entre elas, na estrutura óssea.  

  

Nesse momento, o hormônio do crescimento, conhecido como GH, influencia no desenvolvimento dos ossos do futuro adulto. Ele também age no tecido adiposo e na massa magra. Os exercícios físicos são indicados para ajudar na composição corporal. Ele vai ajudar no crescimento do adolescente e na distribuição da gordura e da massa magra pelo corpo.  

  

Mas quais devem ser os exercícios indicados para essa idade? Os pais devem dar preferência ao que o filho gostar mais. Mas, existem algumas atividades que são mais indicadas para essa fase. Os esportes coletivos, como futebol, vôlei e basquete, são os melhores. Isso porque eles ajudam na produção do GH e de sua secreção total. 

  

Além disso, os esportes coletivos ajudam a integrar os adolescentes. Nessa fase, eles sentem a necessidade de se conhecer mais e encontrar sua turma. É um período muito difícil, de mudanças que muitas vezes eles não compreendem, levando alguns até à depressão. Os esportes são conhecidos por liberar hormônios contra o estresse e que dão uma sensação de felicidade. Por isso, são mais do que indicados.  

  

Alguns adolescentes podem preferir fazer musculação, para ficar com o corpo cada vez mais forte. No entanto, essa atividade não é recomendada até, pelo menos, os 17 ou 18 anos. Antes disso, o desenvolvimento corporal ainda não se completou e podem ocorrer atrofias e o impedimento do processo natural de crescimento.  

  

Os exercícios aquáticos também são muito bons para a saúde, mas é importante que se ressalte que eles não favorecem a formação óssea. Eles têm baixo impacto muscular por causa da água. A adolescência ainda é um período de fixação do cálcio nos ossos. A natação e a hidroginástica não contribuem para o impacto muscular necessário. Portanto, se seu filho deseja nadar, negocie para que ele também pratique um outro esporte.  

  

Muitos adolescentes sofrem com a obesidade. Isso é devido ao sedentarismo e a uma alimentação desregrada. Os dois problemas já se tornaram comuns nessa fase e até em crianças. Os exercícios físicos são recomendados para esses adolescentes, como uma forma de perder peso e prevenir doenças comuns a adultos mais velhos. 

  

São muitas as vantagens dos exercícios na fase da adolescência. Portanto, incentive seu filho, sobrinho ou vizinho nessa faixa etária a praticá-los. Quanto mais cedo eles começarem, menos tempo terão de sedentarismo e irão melhorar o desenvolvimento corporal e emocional.  

  

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