Nosso corpo precisa de vários nutrientes para se manter funcionando adequadamente. Um deles é a vitamina A. Ela está presente em diversos alimentos, além de também ser encontrada em medicamentos e suplementos. A vitamina A tem várias funções para o organismo. Trataremos delas a seguir. 

  

Para começar, vamos citar onde você pode encontrar, naturalmente, essa substância. Ela está presente nos seguintes alimentos: fígado, manteiga, leite, gema de ovos, sardinha, queijos gordurosos e óleo de fígado de peixe. Em alguns legumes, verduras e frutas, ela também aparece, mas sob a forma de carotenoides (betacaroteno). Quando são ingeridos, o corpo é que transforma essas substâncias em vitamina A. Cenoura, folha de brócolis, batata-doce, couve, espinafre, abóbora, tomate, manga e mamão são alguns exemplos desse segundo caso.  

  

A vitamina A é conhecida cientificamente como retinol. Ela é lipossolúvel e, por isso, precisa de gordura para ser transportada em nosso organismo. Grande parte da vitamina A fica armazenada em nosso fígado. Ela tem como função mais difundida o cuidado com a visão. Mas também ajuda na reprodução, no desenvolvimento dos embriões, na imunidade e na expressão genética (a diferenciação entre células da pele, pulmão e intestino). A vitamina A atua também nos efeitos do Sol sob a pele, sendo um dos responsáveis pelo bronzeamento. Ela também combate os radicais livres, retardando o envelhecimento. 

  

Como é um elemento importante para o organismo, a falta de vitamina A pode causar diversos problemas. Um deles é a cegueira noturna (dificuldades para ver no escuro). Quando essa deficiência é mais severa, pode levar a infecções bacterianas e à lesão permanente da córnea. E quando essa ausência se torna grave, ela altera a aparência e funções dos tecidos da pele, do pulmão e do intestino, e na formação do esmalte dos dentes.  

  

Existe também um outro lado. Claro que não se pode ingerir vitamina A demais. Do contrário, pode provocar náusea, vômitos e dores de cabeça. Quando o excesso se torna crônico, pode causar queda de cabelo, dores musculares e nos ossos, danos ao fígado e aumento de triglicerideos no sangue. Nas mulheres grávidas, pode ocorrer teratogênese, que são defeitos no nascimento do bebê. Portanto, use-a moderadamente. Muito cuidado com suplementes vitamínicos. Só use se for com orientação médica.  

  

Últimas Buscas Realizadas:

  • vitamina A uso no organismo
  • cite algumas funções da vitamina a
  • qual a função da vitamina a no nosso organismo
  • uso no organismo vitamina A
  • uso da vitamina a no organismo
  • Uso no organismo da vitamina A
  • Uso do organismo da vitamina A
  • vitamina A funçao no organismo
  • uso da vitamina e no organismo
  • vitamina a qual seu uso no organismo

Veja Também:

  1. Doentes de Parkinson têm baixas quantidades de vitamina D
  2. Vitamina pode ajudar no tratamento de asma
  3. Vitamina C pode reduzir eficácia de anticâncer
  4. Pirâmide alimentar – Tubérculos e raízes
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>