O nome é estranho, mas os tubérculos são importantes fontes de energia. Eles são, basicamente, um tipo de raiz. E essa parte subterrânea serve para acumular e fornecer energia para as plantas e para quem a consome. São muitos os benefícios desses alimentos, mas cada um deles tem suas particularidades. Por isso, seguem alguns exemplos de tubérculos e suas composições importantes para a nossa saúde:   

  

- Batata: Contém vitamina C e as complexo B, carboidratos, ferro, potássio, zinco e magnésio. A sua casca é uma fonte importante de fibras; 

  

- Batata-doce: Fonte importante de betacaroteno. Ela possui amido e oferece a mesma quantidade de energia que as outras batatas. A diferença está no seu sabor doce; 

  

- Beterraba: Ela e suas folhas são fontes de vitaminas A, C e as do complexo B, betacaroteno, ferro, potássio, cálcio e uma pequena quantidade de carboidratos; 

  

- Cenoura: Betacaroteno, fibra, potássio e uma pequena quantidade de carboidratos fazem parte de sua composição; 

  

- Inhame: Contém carboidratos, betacaroteno, vitamina C e as do complexo B, ferro, cálcio e fósforo;  

  

- Mandioca: É fonte de carboidratos, fósforo, cálcio, vitamina C e uma grande quantidade de fibras;  

  

- Nabo: Ele contém potássio, vitamina C, cálcio e tem pouco carboidrato. Suas folhas são mais nutritivas e contêm betacaroteno; 

  

- Rabanete: Excelente fonte de vitamina C. Também contém pequenas quantidades de ferro, potássio e carboidratos.  

  

Por Vanesca Soares

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